quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tesouros em Argila

2 Corinthians 4:7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.
Os cristãos de Corinto faziam a comparação entre o apóstolo Paulo e outros pregadores contemporâneos que falavam com maior eloqüência e erudição. Eles apreciavam os belos discursos, as especulações filosóficas, enquanto que Paulo se apresentava com simplicidade, sem grandes palavras sugeridas pela sabedoria humana, fraco e provado no seu físico.


Deus combina coisas incomuns.

Um tesouro, uma jóia poderia ser guardada em pote de argila?

Um empresário teve uma crise de estresse, foi ao médico. E este lhe disse: “você não precisa de muitos remédios, precisa apenas de algum descanso”.

Ele comprou uma passagem e foi para o litoral da Califórnia. Ficou lá durante quinze dias. Fazia, todos os dias, caminhadas de reconhecimento pelas praias e montanhas da região. Um dia subiu um pequeno monte e lá no alto encontrou um buraco com ovos dentro, ovos de barro.

Achou aquilo bastante curioso, pegou vários daqueles “ovos” e foi embora. Ao longo do caminho atirava-os na água para ver quantas vezes repicavam. No final do dia resolveu guardar um para lembrar daquele dia especial.

Quando voltou ao trabalho, um colega seu, que era aficionado por histórias de piratas, veio até ele contando que no passado os piratas costumavam usar o litoral dos USA para esconder seus tesouros. Eles cavavam buracos e revestiam as pedras preciosas com barro, de modo que quem visse não se importaria, por achar que eram apenas pedras de argila.



I. Importância do Barro

1. Mundo feito de barro

2. É barato, existe em abundância.

3. Somos feitos de barro.

4. Quanto valemos?

5. Nada? Tudo depende de como olhamos. Em quais mãos este barro está.

6. DEPENDE DAS MÃOS (texto da internet adaptado)

a. Uma vara... em minhas mãos vai manter os animais afastados de mim, nas mãos de Moisés abriu o Mar Vermelho. Depende das mãos que a seguram.

b. Um estilingue... nas minhas mãos é apenas um brinquedo, nas mãos de Davi se tornou uma arma poderosa. Depende das mãos que o seguram.

c. Dois peixes e cinco pães... nas minhas mãos se tornam alguns sanduíches, nas mãos de Cristo alimentaram multidões. Depende das mãos que os seguram.

d. Pregos... nas minhas mãos podem significar a construção de uma casa, nas mãos de Cristo significaram a salvação do mundo. Depende das mãos


7. Qual o valor de um bebê?

8. Um jogador de futebol chega a custar mais de 100 milhões, enquanto que na áfrica milhares de pessoas vivem com menos de 50 centavos.

9. O mundo criou um paradoxo, algumas pessoas são descartáveis outras são supervalorizadas. Ambas feitas de barro.

10. Crianças abusadas em seus lares, vendidas como produto, contrabandeadas.

11. Qual o valor de uma pessoa?

12. " Cada forma de vida é única, merecendo respeito seja qual for o seu valor presente para os homens." (Carta Mundial dos Direitos da Natureza, Nações Unidas, 1983)



II. Deus é um Grande Artista.

1. Cada pessoa tem a sua beleza, cada idade tem sua beleza.

2. Olhamos para as pessoas, criadas a imagem de Deus, quanta beleza existe num grupo de adolescentes.

3. A vida é uma obra prima de Deus que na maioria das vezes não prestamos atenção.

4. "Outono - inverno, inverno - primavera, primavera - verão, verão - outono, assim passa o ano, e assim passamos nós: Um movimento tão rápido que nem sentimos que passa." (Craik)

5. Toda obra de arte é especial para o artista.

6. Deus pintou inúmeros quadros, que muitas vezes deixamos de contemplar. Passamos despercebidos por suas obras primas.

7. Precisamos pensar, o que isso me diz acerca de Deus.

8. De acordo com romanos 1 aqueles que não conhecem a Deus não tem desculpas por que eles conhecem sua obra, sua arte nesse imenso planeta.

9. Quando você olha um irmão você vê o rosto de Deus.

10. O sorriso de um irmão é o sorriso de Deus.

11. A alegria humana é a alegria de Deus.

III. O Grande Tesouro

1. Deus é o Artista da criação, e o Artista da salvação.

2. Deus colocou um imenso tesouro em vasos muito frágeis. Esse tesouro é a mensagem de salvação.

3. A mensagem não é nossa, precisamos da inspiração, pregamos a nós mesmos pregamos Cristo.

4. “Este tesouro o levamos e vasos de barro” (2 Cor 4, 7). Paulo diz isto falando do ministério que consiste em fazer resplandecer entre os homens o esplendor do Evangelho e observa: “Não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor, e a nós como servos vossos por Jesus” (v. 5). Reconhece o peso e as dificuldades da evangelização, assim como a fragilidade humana; recorda que o tesouro do “Kerygma” cristão que nos foi confiado em “vasos de barro” se transmite através de fracos instrumentos “para que pareça que uma força tão extraordinária é de Deus e não de nós” (v. 7). Mas nenhum inimigo nunca conseguirá suplantar o anúncio do Evangelho, nem suprimir a voz do apóstolo: “Atribulados em tudo, mas não esmagados” (v. 8) “cremos (acrescenta), e por isso falamos” (versículo 13).


IV. Deus o Grande Oleiro

1. O Maior tesouro do universo Deus enviou revestido de barro.

2. Cristo tomou corpo de barro, não foi com sua forma espiritual que ele salvou o ser humano, foi como um vaso de barro, a divindade no barro.

3. A grande vantagem do barro é que ele é maleável, pode ser mudado pode ser transformado.

4. Deus pode restaurar pois Ele é o oleiro, se o vaso não deu certo Ele faz de novo.

5. Não importa qual a sua situação Cristo pode refazer sua vida. Afinal Ele teria morrido para salvar um pecador apenas. Apenas você.

6. Por quem os sinos dobram. Nenhum homem é uma ilha isolada: cada homem é uma parcela do continente, uma parte do todo. Se um torrão é arrastado pelo mar, a Europa fica diminuída, tal como se fosse um promontório [parte mais alta], como se fosse um homem ou os teus amigos ou fosse tu mesmo. A morte de qualquer homem diminui-me porque pertenço à Humanidade. Por isso nunca perguntes por quem os sinos dobram: dobram por ti." (John Donne)

Conclusão
1. Mesmo que pareçamos frágeis e sem valor temos um valor inestimável.

2. Deus deu a você qualidades que ninguém mais possui. Você é o pote em que está o tesouro de Deus, cheio de talentos e habilidades sem igual. Não importa se os seus pais se referiram a você como "terrorzinho da mamãe" ou se os seus amigos disseram que você nunca vai ser grande coisa. Realmente, não importa, porque, antes mesmo de você ter nascido, Deus escolheu, e formou você, e continua formando você.

3. Você é especial aos olhos de Deus e, de uma ou de outra maneira, Ele quer usar você como pote de seu tesouro. Ele tem grandes planos para você; Ele quer abençoar você com um futuro repleto de esperança.

4. O céu não será o mesmo se nele faltar você.

5. Hoje é tempo de tomar uma decisão.

A Imagem e Semelhança de Deus

Este artigo foi escrito para a matéria Antropologia Teológica, mesmo assim resolvi compartilhar, é um pouco filosófico, mas vale a pena refletir um pouco (as referências estão no orginal se alguém quiser o arquivo completo é só pedir por e-mail).


A Bíblia apresenta o homem como tendo sido criado a “imagem” e “semelhança” de Deus (Gn. 1:26, 27). Esta afirmação tem gerado múltiplas interpretações ao longo da história, principalmente por que não há evidência clara no texto sobre como seria esta imagem de Deus. O primeiro objetivo deste artigo é dar uma visão rápida sobre as várias hermenêuticas com respeito à imagem de Deus no ser humano ao longo da história bem como apresentar um conceito atual sobre o que é ter sido formado a imagem de Deus. O segundo objetivo é apresentar o significado objetivo e subjetivo para o ser humano pós-moderno.

Interpretações Sobre a Imagem e semelhança de Deus

O Dr. Mário Veloso reúne em cinco as principais interpretações quanto a natureza da semelhança do homem com Deus.

a. Imagem Física. O ser humano é fisicamente semelhante a Deus. O problema desta maneira de interpretar é que limita Deus a um corpo , além de que homem e mulher não poderiam separadamente ser semelhantes a Deus. Embora a idéia de corpo espiritual não possa ser descartada como no caso dos anjos.

Essa idéia reflete o conceito oriental de que o homem havia sido feito segundo algum tipo de molde. Mas o fato que o homem tenha sido criado a imagem de Deus não significa que essa imagem seja física.

b. Imagem na Razão. A capacidade de raciocinar não só difere os homens dos demais seres criados como também o identifica com seu criador. Esta escola de pensamento desenvolve-se largamente na teologia Cristã, são personagens dela: Atanásio, Clemente, Agostinho e principalmente Tomás de Aquino.

A razão pode ser algo da imagem de Deus no ser humano, mas, daí a limitá-la ao raciocínio, a autoconsciência humana não capta o todo, pois Deus e ser humano são muito mais do que somente razão.

c. Imagem no Relacionamento com Deus. O ser humano é a imagem e semelhança de Deus quando se relaciona com Ele ,como defendiam Sören Kierkegaard e Emil Bruner. Karl Barth vai nessa direção, ele vê a imagem e semelhança no relacionamento entre homem e mulher.

Sem dúvida o aspecto relacional deve estar presente na imagem de Deus no homem. Pois o homem não foi criado sozinho. Ele foi feito homem e mulher. Criado para relacionar-se. Embora essa abordagem falhe em incorporar outros aspectos como a própria razão mencionada anteriormente.

d. Imagem no Domínio sobre a natureza. A Imagem de Deus seria de natureza funcional, quando o homem exerce sua função de dominar sobre a natureza e os demais seres da criação, assim como Deus domina sobre o universo. Após o Concílio Vaticano II a igreja Católica passou a desenvolver esse conceito. Há outros defensores desta idéia como: E. König, H. Gunkel, Th. C. Vrieaen, K. Schmidt, L. Köhler e J. Hempel.

Há forte oposição a essa visão, pois, o contexto da referência ao domínio do homem sobre os seres não é mais da imagem de Deus no ser humano.

e. Imagem na Capacidade de viver em comunidade. Deste ponto de vista o homem sozinho nunca poderia refletir a imagem de Deus. A trindade é uma comunidade e como tal o homem só reflete a imagem de Deus quando está vivendo em comunidade. Essa idéia tem suas raízes no humanismo.

Esse conceito se aproxima bastante daquele mencionado na letra “c”, mas, vem ganhando bastante destaque na ênfase que se dá aos pequenos grupos hoje. Porém, mesmo uma única pessoa também foi criada a imagem de Deus e não apenas a comunidade.

Essas visões não estão baseadas tanto na Bíblia quanto na opinião dos teólogos que as defendiam.



Além desses merecem atenção alguns outros pontos de vista

Plotino, entendia que somente a alma é a imagem verdadeira de Deus, ela reflete a sabedoria divina, mas decaiu e “precisa retornar ao estado original de união com Deus”.

Na teologia rabínica do judaísmo posterior a semelhança com Deus constitui para uma exortação à vida segundo a lei, na qual se vê a expressão mais perfeita da semelhança com Deus.

Filo fala de uma semelhança com Deus “transmitida pelo Logos invisível”. A essência propriamente dita do homem e da semelhança com Deus é também a alma espiritual.

Conceito pessoal imagem e semelhança

Pode-se concluir que a imagem de Deus no homem se reflete na totalidade do ser em aspectos como: “Capacidade intelectual, pureza moral, natureza espiritual, domínio sobre a terra, criatividade e capacidade de tomar decisões éticas”

Todos os aspectos do ser humano que apontam para Deus são englobados na declaração do homem feito a imagem de Deus , declaração esta feita antes da deformação feita pelo pecado na natureza humana. E foi esta imagem que Jesus Cristo veio para restaurar. Antes do pecado

o destino do homem era alcançar a mais elevada expressão da imagem de Deus: amar a Deus de todo o seu coração, alma e mente, e amar aos outros como a si mesmo (Mat. 22:36-40).



Portanto, a imagem de Deus deve ser entendida como representada na totalidade do ser humano, envolvendo suas faculdades físicas, mentais e sociais. “No princípio o homem foi criado à semelhança de Deus, não somente no caráter, mas na forma e aspecto”. O homem é livre e destinado a ter um relacionamento com seu Senhor. É livre inclusive para revoltar-se contra seu criador.



Mensagem para a sociedade pós-moderna

A idéia do ser humano como feito à imagem de Deus abre espaço para apreciar aspectos da Sua imagem noutros seres humanos. Mesmo naqueles que têm crenças diferentes daquelas defendidas pelo cristianismo. Isto só pode ser feita com base no mandamento do amor (Mt. 22:39), amor pelo ser humano feito a imagem de Deus e dotado de liberdade para crer ou não no seu Criador.

A partir do momento que o cristão permitir que o outro seja livre, como Deus o criou para ser quem é, então, pode começar a estabelecer pontes desde os pontos de vista comuns entre a Bíblia e o mundo pós-moderno. Tais como o valor da vida humana (Ex. 20:13), o respeito pela natureza (Gn. 1:28), a liberdade (Gn. 2:16 e 17), o não determinismo, ou seja, a possibilidade de cada ser humano ser melhor do que o meio no qual foi criado (II Co. 5:17), etc.

A visão cristã da verdade revelada pode ser uma barreira para aquele que não crê no cristianismo. É preciso abrir os olhos para observar e encontrar as verdades defendidas pelas diferentes correntes filosóficas e religiosas do mundo pós-moderno. O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, mas, hoje está degenerado, inclusive na sua forma de abordar o próximo.

Saber que ainda não é a imagem restaurada de Deus, deveria semear a humildade no coração cristão para buscar o próximo que talvez esteja observando a vida e o mundo com diferentes óculos, embora precise da mesma solução. Deve-se “falar mais sobre os assuntos em que todos sentimos interesse, e que não encaminharão direta e incisivamente aos pontos de discórdia.”

Uma vez estabelecidas estas pontes o cristão teria aberto o caminho para responder a perguntas mais profundas que abatem o ser humano hoje. Perguntas quanto a sua origem, o problema do sofrimento, significado da vida e destino humano. Sem dúvida não há melhor resposta do que aquela para que aponta para a criação do ser humano como um ato de amor, baseado num propósito específico, para a vida e felicidades permanentes em relação com seu Criador.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cantando em Atlanta

Soltei a voz! Você vai me ver do lado esquerdo na segunda fileira.

Se quiser ver todas as fotos do Ministry vá para esse endereço.

Fotos Coral Ministry