sábado, 27 de fevereiro de 2010

Próximos Batismos

Penha
28/02/2010 19:00

Engenheiro Goulart
07/03/2010

Vila Cisper
21/03/2010

Venha! Paticipe! Convide um amigo!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Igrejas da Região da Penha

Igreja da Penha
R. Maria Tereza Assunção, 45
Cep: 03609-000
São Paulo- SP


Igreja de Engenheiro Goulart
R. Antonio Roberto Almeida, 335
Cep: 03726-110
São Paulo- SP


Igreja de Vila Cisper
R. Miguel Moreira, 30
Cep: 03819-220
São Paulo- SP

Escala de Pregação

MARÇO


3 Quarta DEA

6 Sábado Goulart

7 Domingo Goulart

10 Quarta DEA

13 Sábado Penha

14 Domingo Penha

17 Quarta Goulart

20 Sábado Cisper

21 Domingo Cisper

24 Quarta DEA

27 Sábado Penha

28 Domingo Penha

31 Quarta Penha

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A DÁDIVA DA DOR

Apoc. 21:4; Isa 53:4; Zac 13:6

“Não haverá mais ... dor.”

Tânia, a menina que não sentia dor. Mordia os próprios dedos, escrevia com o próprio sangue. “Indiferença congênita a dor.

Sábado passado eu estava em Corumbá, minha esposa aqui. Quando ela saiu para ir à igreja. Viu nossos vizinhos saindo para o trabalho. Uma família bonita e feliz. Um casal jovem, uma filha de cinco anos de idade. Pessoas amigas. Dentro de poucas horas a alegria seria repentinamente interrompida pela dor. Restando tristeza.

As pessoas querem se livrar da dor. Evidência disso é o consumo de analgésicos, cada ano os americanos consomem perto de cem toneladas, o equivalente a 300 mg por pessoa, incluindo toda a população.

Humanidade

Logo após o pecado Adão e Eva se afastaram do ponto de encontro com Deus. O ser humano teme a presença de Deus em sua vida. A maioria das pessoas sabe que deveria buscá-lo, mas não busca. Sabe o que é certo, mas gosta do errado. Você sente necessidade de vir à igreja, mas, ao mesmo tempo sente vontade de não vir. Estando aqui é necessário esforço extra para prestar atenção.

Ter consciência da presença de Deus causa assombro, por ela também implica em controle. Se alguém pode ver tudo, se alguém sabe de tudo, se alguém conhece o meu coração, as minhas paixões e inclinações, meus pensamentos mais secretos, já não sou inocente, meu esconderijo já foi descoberto, tenho que sair detrás do arbusto, mas tenho medo.

Indivíduo

Você já desejou não sentir dor. Um dia desses minha esposa, minha filha e eu fomos passear; ver luzes de natal. Sair com a família é um alegria. Porém, quando minha filha foi sair da cama elástica, achei que eu poderia pegá-la com meu braço esticado, consegui um dar um mal jeito. Se fosse no computador ele diria, você executo uma operação ilegal, o computador está sendo desligado!

É interessante como esse órgão preso dentro de uma rígida caixa óssea, pode perceber através da rede nervosa espalhada pelo corpo a menor sensação de dor.

A vida é imprevisível. A qualquer momento a dor aparece. Sem pedir licença, e muitas vezes sem aviso.

A dor nos diz que algo está errado. Minha língua queimou, cortei minha perna, o leproso se fere por justamente não sentir dor. A hanseníase não causa deformidade, o que deforma sua vitima é que ela não sente. Parece que tudo está bem.

Dias atrás ouvi um dado alarmante, o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de portadores de hanseníase. Só perde para a Índia. Ela é uma das doenças mais antigas, se não a mais antiga que se tem conhecimento, mas ainda atinge 40 mil brasileiros.

A dor é uma forma de Deus chamar você. Formou-se inclusive um ditado a partir desse fato, quem não vem pelo amor, vem pela dor.

Dor de consciência, dor física, dor emocional, dor psicológica.

Mundo

O mundo também sente dores, violência, fome, efeito estufa, catástrofes naturais. Suas dores dizem que algo está errado, é preciso uma solução.

Nele há uma perigosa mistura de dor e insensibilidade. Enquanto milhares de pessoas doam alimentos e roupas para os necessitados, outros comissionados para ajudar, roubam.

Seu coração está dolorido? Sua consciência dói? Você consegue sentir a dor pelo que está acontecendo em volta de nós.

A dor nos empurra em direção da solução. A dor dá o alarme, é um sinal de esperança. É uma dádiva divina, considerando um mundo que fere. Não tente se livrar da dor; procure a causa. Não se contente com analgésicos, anestésicos. Jesus quer curar sua dor para sempre, removendo tudo que fere, tudo que machuca.

Apoc 21:4 pode soar quase como um conto de fadas, é bom demais para ser verdade. Não, é tão bom que precisa ser verdade.

“Em meio de todas as nossas provações, temos um infalível Ajudador. Não nos deixa lutar sozinhos com a tentação, combater o mal, e ser afinal esmagados ao peso dos fardos e das dores. Conquanto Se ache agora oculto aos olhos mortais, o ouvido da fé pode-Lhe ouvir a voz, dizendo: Não temas; Eu estou contigo. "Eu sou... o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre." Apoc. 1:18. Suportei as vossas dores, experimentei as vossas lutas, enfrentei as vossas tentações. Conheço as vossas lágrimas; também Eu chorei. Aqueles pesares demasiado profundos para serem desafogados em algum ouvido humano, Eu os conheço. Não penseis que estais perdidos e abandonados. Ainda que vossa dor não encontre eco em nenhum coração na Terra, olhai para Mim e vivei.” DTN, 52

sábado, 20 de fevereiro de 2010

A ESPERA DE UM MILAGRE

Texto: João 5:5-8

Quando o assunto é milagre logo a atenção é despertada, esse tema intriga e desafia muita gente. Dois grupos se vêem muito claramente quando o assunto é milagre. Os que acreditam e buscam outros que ignoram e desdenham. Mesmo entre os cristãos, talvez entre nós hoje aqui haja algumas pessoas que não crêem em milagres.

Porém, quando olhamos para a Bíblia ela está repleta de milagres, do primeiro ao último capitulo encontramos milagres. Da criação da vida na terra a recriação desse planeta. Alguns esperam por milagres para então crerem, outros não precisam deles. “Para os verdadeiros crentes, nenhum milagre é necessário. Para os incrédulos, nenhum milagre é suficiente”. Nancy Gibbs.
Os milagres mostram que Deus atua, que Ele intervém, este mundo não vaga a sua própria sorte ou a sorte das leis naturais de causa e efeito, vemos Deus agindo, algumas dessas ações ferem a nossa visão de normalidade a estas chamamos milagres.

1. Se Deus é inteligente, existe a possibilidade dEle agir.

2. Se Deus é poderoso, existe meio dEle agir.

3. Se Deus é amor, existe a probabilidade dEle agir

4. Deus é 1, 2 e 3. Logo a ação/intervenção divina é possível, factível e até provável.


I. “NÃO TENHO NINGUÉM”. v. 7.

Uma criança de um e meio brincava tranquilamente no quintal de sua casa enquanto sua mãe atendia os clientes de uma pequena mercearia, na zona rural, a margem do rio Chapecó, interior de Santa Catarina. Em poucos minutos o menino sumiu da vista da mãe, foram segundos de desatenção e o menino não estava mais lá. Um terrível pensamente cortou-lhe a mente, “meu filho foi para o rio”. Saiu em disparada em direção ao rio e antes que chegasse lá, dentro de um pequeno posso do qual tiravam água para beber estava o menino, mas ele não estava mergulhado na água, estava flutuando. A jovem mãe de apenas 19 anos concluiu, um anjo segurou meu filho naquela fonte. Um milagre.

O que fazer, porém, quando o milagre não acontece. Por que às vezes oramos com todo fervor, por causas justas, por pessoas amáveis e o milagre não acontece? A oração não deveria ser um meio inequívoco de obter a resposta desejada?

Aquele homem esperava por um milagre há 38 anos. Vira muita gente ser curada nesse período, mas se o tempo que ele ficava ali do lado daquele tanque só aumentava, sua esperança de cura somente diminuía.

Foi quando ele ouviu a pergunta de um desconhecido. “Queres ser curado?”. Aqueles 38 passaram como um filme rapidamente em sua mente e ele se lembrou de quantas vezes viu a água mexer mas não conseguiu e entrar. Por isso respondeu: “Não tenho ninguém que me ponha na água.”

A resposta dele me incomoda profundamente, pois, a descrição do tanque de Betesda é de que ali havia uma multidão, como poderia esse homem dizer “não tenho ninguém”.

Havia uma multidão naquele local, mas não havia ninguém que se importasse com ele, ele vivia na metrópole de seu tempo, mas ninguém se interessava por ele. Nenhum fariseu ou sacerdote, nem mesmo pessoas da sua família. Aquele homem estava vivendo a solidão na multidão. Você já se sentiu assim?

Vivemos hoje em grandes aglomeramentos de pessoas, mas muitas vezes nos sentimos sozinhos. Quando se trata de conseguir ajuda não há ninguém que se importe. Tente parar no centro de uma cidade como São Paulo e procure ler o que está escrito na face das pessoas. Muitos hoje não sabem nem o nome do vizinho ao lado, do morador do apartamento em frente. Estão fechados na sua privacidade. Quando dizem “como vai?” Na verdade não querem saber é a penas um cumprimento.

Assim como nos dias de Jesus pessoas estão sofrendo no meio da multidão, estão sozinhas. Por isso Ele passou despercebido por tanta gente naquele tanque para atender aquele que tinha o coração paralisado, não pela doença que sofria, mas pela indiferença do seu semelhante.

Cristo ainda procura na multidão pessoas que estão sozinhas, Ele caminha entre nós hoje para dizer: “você pensa que ninguém se importa, mas eu me importo, eu amo você estou aqui por sua causa. Você quer ser curado?” Ele procura por você, Ele sabe o que vai no seu coração, e por isso Ele procura por você.


II. “OUTRO ENTRA ANTES DE MIM”. v. 7

Na resposta do paralítico havia ainda outro elemento interessante. Antes que ele pudesse se arrastar para dentro do tanque, outra pessoa, menos impossibilitada que ele entrava e era curada. Isso era uma tortura. Imagine o pobre homem tentando mover o seu tronco, sem a ajuda das suas pernas, que estão finas e atrofiadas. Enquanto ele faz movimentos parecidos com os de uma cobra, para se aproximar do tanque ele sente que alguém, pula por cima dele e já cai dentro da água.

É triste dizer isso, mas, quando temos um problema, nossa tendência natural é olhar para esse problema através de uma lupa, uma lente de aumento. Parece que ninguém tem um problema tão grande quanto o nosso. Ma ao olharmos para os outros, queremos virar a lente para que o efeito seja contrário, ao virar uma lente a imagem por trás parece menor, distante. Assim fica fácil achar que “meu problema é maior que o seu”.

O tanque de Bestesda faz o apelo a você. Está sofrendo? Olhe ao seu redor, existem outros sofrendo também. Quem sabe não é sua vez de ajudar? Talvez seja um problema maior que o seu.

Além de não ter ninguém por ele, o paralítico viu em 38 anos muita gente menos doente que ele sair dando graças a Deus o milagre ocorrido. Enquanto que ele, o que mais necessitava, que esperava a mais tempo permanecia sem o milagre.

Foi por isso que Jesus procurou aquele homem e não outro dentre aquelas centenas de doentes. O milagre que Jesus fez, não era um fim em si mesmo, ele estava a serviço de um bem maior, ou seja, ele estava a serviço da salvação daquele homem. Deus sempre vai operar um milagre, quando este estiver a serviço da salvação.



III. “NÃO PEQUES MAIS”. v. 14.

Sabe por que ninguém se interessava por aquele paralítico? Porque ele era culpado. A doença que ele sofria era conseqüência de seus pecados. Quando Cristo o encontra de novo, Ele o adverte “não peques mais”.

Ele não era paralítico de nascença, nem em conseqüência de uma doença congênita, sua vida de pecados, seus maus hábitos o haviam atingido, ele adoecera por que desperdiçou seu vigor vivendo dissolutamente. Aquele homem não merecia um milagre. E por isso mais uma vez se manifestou a graça de Deus em Cristo Jesus.

“O filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” Luc. 19:10 naturalmente nos compadecemos das pessoas que sobrem imerecidamente, mas tendemos a tripudiar sobre aquelas que sofrem em conseqüência de seus próprios erros. Dizemos bem feito!

Quando você estiver no fundo do poço do pecado, Cristo nunca vai dizer a você “Bem feito!” Pelo contrário, ele dirá: “Você se sente pecador? Foi por sua causa que eu vim.” A história deste milagre de Jesus fala de um Deus que atravessou o universo para encontrar você.

Só pode ser encontrado quem está perdido, só pode ser salvo quem corre risco de morte. Só pode ser perdoado quem tem algum pecado. Só pode ser curado quem está doente. Jesus veio para um mundo pecador, buscar pecadores. Se você se orgulha de sua bondade, se você acha que hoje não cometeu nenhum pecado, cuidado, você pode deixar Cristo passar sem receber seu toque de cura.

Mas se você sente que tem um problema, talvez pense até que ele seja insolúvel, se se sente abandonado, sozinho, se ninguém compreende o que vai em seu coração, Cristo chega hoje até você para resolver seu problema. Para operar a cura. O maior milagre que aconteceu naquele dia não foi feito nas pernas do paralítico. Foi realizado no coração. E é esse milagre que Cristo quer operar agora em sua vida.

Pode ser que Ele faça outros milagres também, o momento agora é para a fé nEle, pois, Ele pode. Mas o maior milagre a transformação de sua vida.
Conclusão

Um grupo de irmãos resolveu evangelizar um novo bairro da cidade. Era um bairro violento. Não tinha uma boa fama na cidade. Mas eles sentiram que Deus os estava chamando e foram. Quando havia uma briga entre casais, eles entravam no meio, aconselhando, acalmando e até interrompendo agressões. Para os necessitados juntavam alimentos, não consigo me esquecer que algumas irmãs iam até os donos de frutarias e pediam autorização para revirarem o que ia para o lixo em busca de algumas furtas e verduras que pudessem ser reaproveitadas, formavam cestas e distribuíam junto com roupas e outros alimentos.

Vários milagres ocorrem naquele local, até dinheiro apareceu na porta de uma família. Mas, os maiores milagres foram as vidas transformadas. Do primeiro batismo saiu água suja, e você sabem que pecados não mancham a água. Meninos de rua são hoje jovens com futuros promissores. Um deles olhou para mim dias atrás e declarou “Eu quero ser um pastor”.

Cristo entrou naquele bairro, os crimes diminuíram, o bairro melhorou, milagres aconteceram. “Jesus não fez milagres, Ele é o próprio milagre. Nasceu de um milagre, viveu de milagres e foi para o Céu milagrosamente”. Você quer ver milagres acontecerem misture-se com a multidão, preocupe-se com seu próximo, leve Jesus até ele. Você quer que um milagre aconteça em sua vida, entregue seu coração a Jesus, Ele vai trocar por um novo. A Bíblia começa com um milagre, e termina com um milagre. É perfeitamente natural incluir outros no decorrer da história. Você também pode estar incluído.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Jerusalém, Jerusalém

Mateus 23:37-38 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes! Eis que a vossa casa vos ficará deserta. Declaro-vos, pois, que, desde agora, já não me vereis, até que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor!


Aqui vemos a impetuosa tragédia do amor que foi desprezado. Aqui Jesus fala, não tanto como o juiz severo de toda a Terra, mas sim como alguém que ama as almas dos homens.

Esta passagem nos assinala quatro grandes verdades.

I. Mostra-nos o caráter deliberado do pecado do homem.

Os homens viram Cristo em todo o esplendor de seu chamado, e o rejeitaram. A porta do coração não tem trinco do lado exterior, deve abrir-se de dentro; e o pecado é a rejeição, o desprezo do chamado de Deus em Jesus Cristo. Muitas vezes condenamos os israelitas pela rejeição a Cristo e seus mensageiros, mas ainda hoje estamos rejeitando Sua palavra, e Seus mensageiros.

II. Mostra-nos as conseqüências do rechaço de Cristo.

Passariam só quarenta anos e no 70 d. C. Jerusalém ficaria convertida em um montão de ruínas. Esse desastre foi conseqüência direta do rechaço do Jesus Cristo. Se os judeus tivessem aceito o caminho cristão do amor e tivessem abandonado o caminho da política do poder, Roma jamais tivesse lançado sobre eles com sua força vingadora. É uma realidade que o povo que rechaça a Deus está condenado ao desastre.

Esse texto tem ligação direta com os nossos dias. A rejeição a Cristo causou a destruição de Jerusalém. A rejeição da palavra de Deus, sua lei, causa a final destruição. Rejeição não só dos não crentes, mas dos próprios crentes que crêem em uma mensagem genérica, um Cristo genérico, sem o marca da divindade.

Jesus menciona Abel e Zacarias, o primeiro o último assassinato, relacionados no AT. A rejeição a Cristo fez o povo mudar de ascendência, passaram a linhagem de Caim o primeiro assassino.

Quando a Bíblia fala em destruição, fogo, etc. não o faz para assustar o ser humano, faz porque existem apenas duas possibilidades, dois caminhos, duas escolhas. Deus apresenta diante de você a vida e a morte, e faz um apelo de amor para você aceite a vida.

III. Mostra-nos o chamado de Jesus.

Aqui Jesus fala como alguém que ama. Não quer forçar sua entrada; a única arma que pode usar é o chamado do amor. Levanta-se com as mãos estendidas em posição de chamar os homens, um chamado que os homens têm a terrível responsabilidade de aceitar ou rejeitar.

a. Deus Ama;

b. Deus Chama;

c. Deus Reúne;

IV. Mostra-nos a paciência de Deus.

Jerusalém tinha matado aos profetas e tinha apedrejado aos mensageiros de Deus. Entretanto, Deus não a rejeitou e ao final enviou a seu Filho. O amor de Deus manifesta uma paciência ilimitada que tolera o homem pecador e não o rejeita.

a. Profetas antes de Cristo. Zacarias morto pela fúria do rei Joás, em um dos mais trágicos atos de ingratidão.

b. Cristo. Condenado em Jerusalém a cidade que ele veio salvar.

c. Profetas após Cristo. Mesmo tendo crucificado o salvador o amor de Deus continuou sendo demonstrado aquela cidade, mas os resultados foram os mesmos. Tiago e Estevão tiveram o mesmo destino dos demais profetas.
CONCLUSAO

“O Filho de Deus... estava em pranto, não em conseqüência de uma mágoa comum, senão da agonia intensa, irreprimível. Suas lágrimas não eram por Si mesmo... chorava pela sorte dos milhares de Jerusalém. ... A piedade divina, o terno amor encontraram expressão nestas melancólicas palavras: ‘Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis Eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e tu não quisestes!” GC, 18-22