sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Fim do Mundo

Era um dia comum, corrido como muitos, dentro da minha rotina de trabalho. Mas a rotina foi interrompida por uma ligação. Recebi com certo receito, pois, a pessoa demorou a se identificar e quando se identificou, era uma pessoa que eu não conhecia. A ligação vinha de outro país e trazia uma grande preocupação. Do outro lado da linha alguém me perguntou: pastor é verdade que o mundo vai acabar amanhã?

Sinceramente não esperava aquela pergunta, mas, percebi que era um pergunta sincera. Logo percebi o triste fato: o mundo iria acabar amanhã e eu não sabia. Da indiferença ao desespero, ou da zombaria a reverência; foram diferentes as reações ao redor do globo a essa notícia.

Sabe naquele momento pareceu uma questão sem importância. Mas, a dúvida é muito justa. Somos seres destinados ao fim. Vemos o homem fantasiar sobre o fim do mundo com muita freqüência, seja nas conversas ou nas telas de cinema. Além disso, há na Bíblia muitas referências ao fim do mundo, muitas delas feitas em conexão com a promessa do retorno de Jesus a esta terra.

Se você está preocupado com o fim do mundo quero dizer que você pode ficar tranqüilo. O mundo não vai acabar a manhã. Nem  em 21 de dezembro de 2012. Como também não terminou na virada do milênio.

A Bíblia trata amplamente do tema do final do mundo e do retorno de Jesus. Mas ela afirma que ninguém sabe o dia nem a hora (Mat. 24:36). Ela também diz que o filho do homem virá como ladrão (I Tes. 5:2; II Ped. 3:10). Ou seja, quem quer que tente marcar uma data seja ela tão próxima como amanhã, ou tão distante como daqui a milhões de anos, já começa errando, pega a direção errada e nunca vai chegar ao lugar certo porque suas pressuposições estão erradas. A sua “casa já caiu”, e ele não sabe ainda.

Fatos como esse produzem duplo estrago, conseguem desapontar os que crêem nessas interpretações fantasiosas, e afastar ainda mais os descrentes. Estes por sua vez dizem que não se pode confiar na Bíblia, porque alguns a interpretam de forma equivocada.

Por outro lado, a existência desses profetas modernos, e o incrível fato de que, por mais mirabolantes que sejam suas idéias, sempre existem pessoas que os seguem, serve para comprovar que a Bíblia tem razão. Ela afirma que antes de vinda de Cristo a esta terra apareceriam falsos Cristos (pessoas que dizem ser Jesus), e falsos profetas (pessoas que afirmam ser enviadas por ele), e enganariam a muitos (Mates 24:5 e 11).

Você não precisa ser crente para achar que a vida na terra vai se tornar inviável um dia. Se você for um cientista e não acreditar na Bíblia chegará a essa conclusão pela deteriorização das condições que tornam possível a vida nesta terra. Aquecimento global, guerra nuclear, impacto de um asteróide, explosão do sol, inversão do campo magnético da terra, ou qualquer outra possibilidade que você já tenha visto.

Logo a questão não é se o mundo vai acabar, mas sim o que virá depois? Em que está sua esperança? Deus fala sobre o fim do mundo com o objetivo de dar esperança. Ele não quer que “ninguém se perca” (II Ped. 3:9). O objetivo de Deus é salvar o mundo (João 3:17). Ele quer salvar você.
Deus não está pregando uma grande peça na humanidade. Deus não quer tirar você do maravilhoso mundo que você vive. Na verdade, Ele quer tirar você desse mundo terrível, onde a verdade e a mentira, o amor e o ódio, justiça e opressão se misturam de uma maneira tão difícil que muitas vezes você simplesmente não sabe para onde ir. Ele quer tirar você de um mundo de violência e morte e colocar você num mundo diferente, novo, melhor, perfeito, refeito.

Destruir esse aqui é um detalhe de um plano maior de reconstrução. E você faz parte desse plano. Repito, a questão não é se o mundo vai acabar ou não, mas se você anseia por algo melhor. Eu gosto de muita coisa desse mundo. Mas no fundo do meu coração eu quero mais, eu quero um mundo melhor, sei que posso sonhar com Ele, pois, Jesus prometeu. Você também pode sonhar. Deus sonha com você nesse lugar.

Deus investiu muito na construção dessa esperança. Ele se envolveu pessoalmente. Deixou escrito com sangue. E disse: “vou preparar um lugar” (João 14:1-3). Um lugar para você, no “novo céu e na nova terra, nos quais habita justiça” (II Ped. 3:13).